sábado, 28 de fevereiro de 2015

MULHERES ESTÃO CADA VEZ MAIS ENVOLVIDAS COM O CRIME EM SOBRAL

Na noite desse sábado 28, por volta das 18h, um casal de menores, numa moto Honda Pop pilotada por uma garota filha de uma traficante segundo a polícia, renderam  o proprietário do armazém Palestina, a poucos metros do 3º BPM, no mercado público de Sobral. Naquele momento os policiais Daniel, Robson e Lima Forte da RD 09, estavam entrando de serviço quando foram acionados por populares.


Os policiais rapidamente solicitaram apoio de outras três viaturas que ao mesmo tempo fecharam alguns pontos e saídas para os bairros. O casal de menores foram alcançados e rendidos já no bairro da Coelce pela viatura 09.

Com eles, a polícia encontrou um revólver calibre 38 municiado, o celular, cordão de ouro e pouco mais de mil reais da vítima. Segundo os policiais, a jovem de 16 anos foi quem comandou a ação criminosa. Segundo um funcionário do armazém que ficou rendido com o revolver nas costas, a garota era quem dava as ordens e ela se encarregou de desenvolver toda a ação e captação dos bens e dinheiro das vítimas.

Somente essa semana, pelo menos cinco mulheres foram autuadas em flagrante na prática de assaltos e tráfico de drogas nesse município.

Fotos: Wellington Macedo​

TRAGÉDIA DEIXA QUATRO MORTOS EM FORQUILHA, NA BR 222.

Quatro pessoas morreram quando uma ambulância do município de Santa Quitéria, que trafegava com sentido a Sobral, colidiu contra um caminhão no município de Forquilha, no início da tarde deste sábado. O acidente ocorreu no quilômetro 211 da BR-222. 


De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 14h e ocorreu devido à pista estar molhada por conta da chuva.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) esteve no local, mas devido aos graves ferimentos, nenhum dos integrantes da ambulância envolvida no acidente (motorista, paciente, acompanhante do paciente e técnico de enfermagem) sobreviveu.
Segundo a PRF, o motorista do caminhão teve apenas lesões leves e foi encaminhado a um hospital para receber atendimento médico.
Imagens de Wellington Macedo

TRAGÉDIA DEIXA 04 MORTOS NA BR 222 - 15h400

O acidente envolvendo uma ambulância de Santa Quitéria e uma carreta, aconteceu por volta das 14h desse sábado 28, no km 2011.


O motorista da ambulância, a enfermeira, o paciente e uma acompanhante morreram na hora.

Logo mais traremos a matéria completa com imagens aéreas do local do acidente. O rabecão e o corpo de bombeiros ainda estão no local.
www.sobralinfoco.blogspot.com.br

CONFUSÃO NO MERCADO PÚBLICO DE SOBRAL

Fiscais da prefeitura tentaram remover verdureiros das calçadas, mas desistiram depois de muita confusão. Uma feirante desmaiou e a polícia teve que conter a revolta dos verdureiros.

Falta de estacionamento, acesso difícil para os clientes e motoristas multados durante as compras no interior do mercado, são os principais problemas apontados pelos feirantes que estão deixando os boxes para vender nas calçadas. A prefeitura relaxou, não acompanhou o problema de perto e agora estão com sérias dificuldades para resolver a situação.
Na manhã desse sábado 28, fiscais acompanhado pela polícia foram até o local para tentar tirar os ambulantes das calçadas, ouve muito bate boca, princípio de confusão e pessoas passando mal. A ação que durou mais de uma hora prejudicou até o trânsito naquela área da cidade.
A prefeitura alega que eles possuem box no interior do mercado e não podem ficar nas calçadas. Já os permissionários, alegam que os clientes se afastaram do mercado porque não há estacionamento suficiente no local, além do espaço interno mal dividido que beneficia alguns e deixa outros afastados dos clientes.
Vejam na matéria com imagens de Wellington Macedo

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Reintegração de posse feriu o Direito das Crianças em Sobral, no Ceará.

Enquanto muitos estão usando as Leis para beneficiar os menores infratores. Aqui se vê um caso típico de desrespeito e descumprimento dos direitos de 18 crianças que ficaram sem ter onde morar, brincar e afastadas da escola.

Mesmo morando há 35 anos na localidade do Bonfim, foram expulsos sem receber nenhum tipo de indenização e o pior: as crianças sofreram danos psicológicos irreparáveis.

A sociedade e as autoridades públicas (MINISTÉRIO PÚBLICO E O CONSELHO TUTELAR) devem por obrigação se esforçar para promover o exercício do DIREITO dessas crianças.

Ata da criação da Declaração Universal dos Direitos das Crianças - UNICEF

Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, MENTALe social.

Princípio IV - Direito a alimentação, MORADIA e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
*A criança terá direito a desfrutar de alimentação, MORADIA, LAZER e serviços médicos adequados...para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe...

Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

VOCÊ QUER AJUDAR?
COMPARTILHE

REINTEGRAÇÃO DE POSSE DEIXA 18 CRIANÇAS SEM MORADIA EM SOBRAL

Foi uma operação que envolveu um oficial de justiça acompanhado de oito viaturas e cerca de 15 policiais militares nessa sexta-feira 27, no distrito de Bonfim, distante 8 km de Sobral, no Norte do Ceará.

Sete famílias dentre elas, 18 crianças foram despejadas de uma propriedade particular, depois de 35 anos residindo na localidade, segundo o senhor Luciano, agricultor que tinha a posse das terras.
No impasse, o vereador Gilmar Gilmar Da Cruz Bastos esteve no local e conseguiu um terreno para realocar provisoriamente as famílias despejadas. A operação levou o dia inteiro e deve ser finalizada na manhã desse sábado.
ENQUANTO ISSO
Sem polícia os criminosos fizeram a festa em Sobral e Meruoca
Enquanto isso, pelo menos quatro assaltos aconteceram em Sobral. Não tinha viaturas suficientes para atender as ocorrências, mas pelo menos o quarteto que tomou uma moto de assalto em Meruoca, foram presos em Massapê, pela composição daquele município. Mas os criminosos tiveram sucesso nas ações efetuadas em Sobral, nessa sexta-feira.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

OS FILHOS DO CRACK

Saiba o que está por trás do crescimento da violência em Sobral. Não há fiscalização eficiente nas fronteiras do país. Armas e muita droga entram deliberadamente e posteriormente são distribuídas para as pequenas cidades por meio terrestre.

Mapa da violência no Brasil
Já chega a 1 milhão de famílias brasileiras atingidas pelo vício do crack.
Além da Petrobrás, o atual governo tem mais 1 milhão de problemas que estão virando o país de cabeça para baixo e destruindo milhares de famílias inocentes que tem seus parentes assassinados, como aconteceu essa semana em Fortaleza, quando dois jovens assassinaram um líder religioso conhecido internacionalmente.

No mapa, observe a grande área vermelha na região de Sobral, no Ceará.
As áreas vermelhas representam o alto consumo de drogas. Segundo matéria publicada na revista Veja dessa semana, 40% dos usuários vivem na rua. Em 2013 já chegava próximo de 9 mil pessoas afastadas do trabalho por causa do consumo de cocaina e crack. 15% dos recém-nascidos de mãe viciada em crack morrem em decorrência de distúrbios respiratórios, contra 0,9% da média geral. Chega a 30 mil, o número de crianças e adolescentes sob a guarda do estado, 80% deles são filhos de pais viciados em drogas.

Para sustentarem o vício, boa parte desses usuários e traficantes se envolvem em crimes. São assaltos, latrocínios, pequenos furtos e arrombamentos que estão dando muito trabalho para a polícia sobralense e deixando a população assustada. O clima de insegurança tem provocado sérios problemas psicológicos nas vítimas e até mesmo em seus familiares e amigos que vem acompanhando a mudança violenta que a cidade vem sofrendo. Além de mudar o comportamento das pessoas, o alto consumo de drogas já aumentou a demanda dos atendimentos na Santa Casa de Sobral, no CAPS AD, casas de recuperação estão lotadas, o efetivo policial não tem inibido os criminosos que a cada dia vem agindo com mais ousadia, o mercado imobiliário na cidade já foi afetado e o governo municipal não sabe o que fazer. O descontrole social está cada vez mais, comprometendo o título da cidade que está entre as melhores no IDEB do Brasil.

EM SOBRAL O PROBLEMA SURGIU HÁ POUCO MAIS DE 12 ANOS
2001 - Esse foi o ano que os primeiros sinais surgiram na periferia de Sobral. Parte dessas crianças e adolescentes que aparecem na foto feita para o extinto jornal Expresso do Norte em 2003, já foram mortas pelo tráfico, ou na prática de outros delitos. De lá para cá, foram criados programas na educação, programas para gestantes como o Trevo de Quatro Folhas, agora o Minha Casa Minha Vida acompanhado do Bolsa Família e muitos outros excelentes programas com o intuito de tirar milhares de famílias da linha da miséria e da pobreza, mas na prática não é bem assim o que vem acontecendo. Apesar dos benefícios do governo federal, essas famílias continuam na miséria social sendo destruídas direta ou indiretamente pela oferta e a demanda das drogas que estão colocando em risco a transformação de conjuntos habitacionais em verdadeiras favelas.

DURO GOLPE

Justiça determina busca e apreensão em residência no bairro Sumaré.

Uma operação montada com agentes do serviço de inteligência da Polícia Militar de Sobral, com o apoio de viaturas do Ronda do Quarteirão, fecharam a rua Padre Franzone no bairro Sumaré, na manhã dessa quinta-feira 26. O objetivo era cumprir uma ordem judicial expedida pelo Dr. Juiz André Teixeira Gurgel, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sobral.

Dois revólveres calibre 38 de cano reforçado e municiados foram encontrados, duas mulheres foram presas e apresentadas ao delegado responsável pela Delegacia Municipal de Polícia Civil desse município.

Reincidencia
Na mesma residência, outra operação realizada há pouco mais de um ano, cinco mil reais em notas de cinquenta reais falsas foram apreendidas.



SEGURANÇA PÚBLICA

Coronel Carvalho de volta ao comando do 3º BPM em Sobral.

Afastado de suas funções operacionais desde dezembro de 2014, o Coronel Vandesvaldo Carvalho Moura volta a comandar o 3º Batalhão da Polícia Militar em Sobral, a partir da próxima segunda-feira 02 de março. O Tenente Coronel Lyndon Johnson que estava no cargo interinamente, agora é o sub comandante do 7º BPM, da cidade de Crateús, segundo Diário Oficial divulgado dia 24. Carvalho terá o Tenente Coronel Marcelo Praciano Castro como seu subcomandante em Sobral. A notícia da nomeação foi muito bem recebida pela corporação. Para um Soldado do Ronda do Quarteirão que preferiu não se identificar, a tropa estava muito satisfeita com o empenho do Coronel Lyndon Johnson, mas segundo ele, a volta do Coronel Carvalho agradou a todos. "Ele é parceiro, estrategista, ele estimula a tropa", comentou o soldado.
Foto: Divulgação

A polícia Militar de Sobral vinha sofrendo forte influência política nos últimos anos. As várias trocas de comando prejudicaram as operações e a corporação, comprometendo a segurança pública desse município. O governador Camilo Santana em reunião através de vídeo conferência na manhã da última terça-feira 24, com o secretário de segurança pública, Delci Teixeira e toda a cúpula da Polícia Militar e Civil do estado, prometeu que não haverá interferência política na pasta da segurança pública durante sua gestão.

Os oficiais de comando vinham trabalhando desestimulados em todo o Ceará, eram comparados com o "homem de ferro" das telas de cinema.
A falta de gratificação de comando, a interferência política, falta de instabilidade de endereço, o acúmulo de funções à frente dos batalhões e o salário incompatível, vinha sendo um dos principais problemas da segurança pública no Ceará.

SOBRAL PERDEU 10 OFICIAIS NOS ÚLTIMOS 14 ANOS
Com número de oficiais reduzidos, os batalhões sofrem e perdem força frente ao crime que está se organizando no interior do estado. Em Sobral, apenas um único oficial estava assumindo o papel que deveria ser dividido para cinco, segundo levantamento feito. Em 2001, 10 oficiais dividiam as tarefas referentes a logística, operações, relações públicas, comando da tropa e o serviço de inteligência. Alguns oficiais estavam desistindo de assumir o policiamento nas cidades do interior, devido a falta de instabilidade que a nomeação gerava para a família, além de não existir gratificação para as despesas adicionais do militar, que em alguns casos passava a morar dentro do quartel. Ao todo, o estado conta com 17 batalhões, sendo que a metade está distribuída nas cidades polos do interior cearense, como Sobral, Crateús, Russas, Iguatu e outros.

Em alguns casos, os "homens de ferro" ficam semanas sem ver a família, pois ficam aquartelados, hospedados no próprio alojamento da corporação, sem dias certos de folga e comandando a tropa madrugadas a dentro.

Para o Coronel Carvalho que agora volta auxiliado com um subcomandante, a segurança pública deve ser fortalecida com o apoio da sociedade. Como já vinha fazendo, Carvalho deve voltar a dialogar com setores da sociedade e montar uma operação de acordo com a necessidade apresentada.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

SEGURANÇA PÚBLICA

"TROPA DE ELITE" SERÁ IMPLANTADA EM SOBRAL
Governador Camilo Santana autorizou a compra de 85 motocicletas

Sobral, Juazeiro e Russas vão ganhar equipes permanentes do Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas), a tropa de elite da Polícia Militar do Ceará.

A interiorização do Raio foi uma promessa de campanha do Governador Camilo Santana. Segundo o Governador, a segurança pública é uma das prioridades em seu governo. A implantação das equipes vai começar por esses três municípios, seguindo dados estatísticos do crescimento da violência.

Durante o desfile de sete de setembro de 2014 em Fortaleza, o Raio foi o grupamento da polícia militar que mais foi aplaudido pela população. Para o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Sobral, a chegada da nova equipe vai incrementar e trazer mais segurança. Para ele, o objetivo é reduzir os índices de violência no município.

“A expectativa com a chegada desses novos policiais é que possamos inibir a violência, de forma mais ostensiva e pontual, aumentando nossa capacidade operacional”, disse o Coronel Lyndon Jhonson.

Atualmente uma equipe do Raio se desloca semanalmente de Fortaleza para Sobral, eles trabalham 07 horas por dia. Com a chegada das equipes permanentes, a cobertura na rua será mais intensa, trazendo uma maior sensação de segurança para a população. A data para a implantação do novo grupamento militar em Sobral ainda não foi confirmada pela Casa Civil.

VIÇOSA DO CEARÁ

Igreja do Céu teve uma noite de terror nessa segunda-feira 23.

Um homem conhecido por Evaldo, foi autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Civil de Viçosa do Ceará, distante 380 km de Fortaleza, na noite dessa segunda-feira 23. Ele recebeu voz de prisão do delegado Gilk Santos, enquanto  depredava a fachada da igrejinha histórica e tudo que encontrava pela frente.

Ele além de pichar as paredes externas e internas do templo, ainda conseguiu destruir o altar, móveis e as imagens sacras.

A Igreja Nossa Senhora das Vitórias é mais conhecida como Igreja do Céu. A pequena cidade com aproximadamente 68 mil habitantes, acordou assustada com o fato.

Fundada pelo Monsenhor José Carneiro da Cunha dedicada a Nossa Senhora das Vitórias e batizada pelo bispo de Sobral Dom José Tupinambá da frota.  É o ponto mais alto da cidade com 900m de altitude, encravada no topo do morro que rodeia a cidade.

No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor, esculpida pelo italiano Agostinho Odísio Balmes em 1937 e inaugurada pelo Bispo José Tupinambá da Frota, Bispo da Diocese Sobralense em 14 de agosto de 1938.




Fotos: Polícia Militar

A "princesa" sofre com a violência.

Duas execuções em 48 horas na "princesa do Norte".
O tráfico de drogas mudou o perfil da pacata cidade nos últimos 10 anos.
A cidade sofre com o aumento da violência. O clima é tenso entre moradores.
É grande a demanda policial no município de Sobral, cidade distante 230 km de Fortaleza, no Norte do Ceará. Mais uma execução deixa população ainda mais preocupada com a onda de violência que não para de crescer nesse município.


Segundo a Polícia Civil, o crime ocorrido na tarde dessa terça-feira 24, parece ter sido um acerto de contas do tráfico de drogas. Dessa vez, a vítima foi Jonathan Carvalho Santos 23, ele dirigia um Corsa com placa de Guaraciaba do Norte NUP 4515, quando foi interceptado por dois homens numa moto ainda não identificada. Pelo menos sete tiros pode ter atingido a vítima que chegou a ser atendido por médicos do SAMU, mas já não tinha o que ser feito, ele estava sem vida. O crime aconteceu na rua Major Franclin, esquina com a Santa Casa de Sobral. Carvalho morava no bairro Renato Parente.


Já no final da manhã dessa segunda-feira 23, dois jovens foram alvejados com vários disparos, na rua Paulo Sanford, no bairro Parque Silvana I. Um deles foi socorrido, mas não teve a mesma sorte o jovem Kelio Dias, ele morreu no local.





segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

VIOLÊNCIA DESENFREADA

E a cena se repete e vai piorar se não mudarem as leis.
Nem a chuva dificulta a matança de jovens no município de Sobral.
No final da manhã dessa segunda-feira 23, dois jovens foram alvejados com vários disparos, na rua Paulo Sanford, no bairro Parque Silvana I. Um deles foi socorrido, mas não teve a mesma sorte o jovem Kelio Dias, ele morreu no local. Dias morava na rua Eva, em frente ao posto de Saúde da Expectativa. Os disparos foram ouvidos há duas quadras do crime.

Dois acusados pelo homicídio já foram capturados pela polícia e estão presos na DRPC.
*O governo fez mudanças na Lei trabalhista, na cobrança de taxas e impostos, mas enquanto isso o genocídio continua matando os nossos jovens e destruindo famílias na periferia das pequenas e grandes cidades, tudo acobertado pelo fraco Código Penal Brasileiro.
Na foto: O corpo do jovem ficou jogado na chuva, numa movimentada esquina que da acesso a uma grande fábrica de calçados.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

"Homens de Ferro"

Polícia Militar decadente, compromete segurança pública no interior do Ceará.
Na foto: Quartel da Polícia Militar de Sobral

Com número de oficiais reduzidos e o acúmulo de funções, os batalhões sofrem e perdem força frente ao crime que está se organizando no interior do estado.
Vamos publicar matéria sobre o assunto, às 10h00 dessa segunda-feira 23/Fevereiro.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Polícia captura casal que praticava assaltos no centro de Sobral

No último domingo 15, eles não dispensaram nem as sandálias dos pés de quatro adolescentes que passavam pelo Beco do Cotovelo, por volta das 19h e ainda conseguiram levar vários celulares das vítimas abordadas por eles, no centro da cidade.


Já nesse sábado 21, a dupla "amorosa" voltou a agir com uma faca em punho e em menos de 01h conseguiram tomar de assalto, duas bicicletas. Semi profissionais na prática de crimes, o casal 20 andava com uma sacola, onde tinha várias peças de roupas. Eles trocavam a cada ação, para evitar serem reconhecidos pelas vítimas e despistar a polícia, mas a tática já conhecida pelos policiais, não funcionou dessa vez.

Eles já foram reconhecidos por três vítimas e outras cinco devem comparecer na manhã desse domingo 22, para reconhecimento. A polícia civil pede que todas as pessoas que foram vítimas da dupla, compareçam a delegacia nesse domingo para fazer o reconhecimento dos acusados e assim, conseguir mantê-los por mais tempo atrás das grades.

TRÂNSITO - SOBRAL FORA DA LEI

Aluna do curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão, em Sobral, deve entrar com Ação Pública contra esse município.

Arréllia Bezerra cursa o nono período de Direito e decidiu preparar a ação, como pauta de trabalho sugerido em sala de aula. Os trabalhos são individuais e o tema é livre segundo a estudante. O professor Alexandre Pinto também deixou os alunos livres para decidirem se ingressam ou não com a ação na justiça.

Sem regulamentação, até crianças conduzem motonetas em Sobral. Esse tipo de veículo, conhecido como cinquentinhas, também vem sendo muito utilizado por menores infratores, para a prática de crimes nesse município. Atualmente, os proprietários não são obrigados a registrar nem licenciar esse tipo de motoneta, deixando o município de arrecadar. Por lei, para conduzir esse tipo de veículo, é obrigatório ter no mínimo 18 anos e ser habilitado.

Nesse sábado 21, uma criança de aproximadamente 12 anos (foto), levantou suspeita enquanto pilotava uma motoneta, e foi abordada por policiais da RD 04, na Avenida John Sanford. A Guarda Municipal de Trânsito foi acionada e compareceu ao local, mas com a ausência de uma regulamentação, o que restou fazer foi encaminhar o garoto para a sua residência. O menor, sem habilitação cometeu uma infração de trânsito segundo o artigo 162, inciso I, e o trânsito sobre passeio configura crime previsto no artigo 193, ambos do CTB.

Assincronia entre os órgãos
A determinação do comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Sobral, Coronel Lyndon Jonson, é que toda motocicleta independente da cilindrada, estando com documentação irregular ou conduzida por menor de 18 anos inabilitado, devem ser apreendidas e recolhidas para o pátio do quartel e posteriormente encaminhadas para a unidade do Detran nesse município. Já a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral - CTTU, não tem estrutura para fiscalizar, e faz vista grossa para o caso.

Todo veículo automotor independente da cilindrada, para ser conduzido na via pública, exige a devida documentação e habilitação, nos termos do artigo 140 do CTB, e conforme a regulamentação complementar do CONTRAN, prevista na Resolução nº 168/04.

CICLOMOTORES
No caso das motonetas com menos de 50 cc e com velocidade máxima de fabricação inferior a 50 km/h, denominados ciclomotores, exige-se a ACC (Autorização para Condução de Ciclomotores), informação que deve constar no próprio documento de habilitação do condutor.

Para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC, o candidato deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para as categorias A, B e AB:
• ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos)
• saber ler e escrever
• possuir documento de identidade
• possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Para obter a ACC, o candidato também deve passar pelos mesmos exames exigidos para obter outras categorias e é indispensável a prática mínima de 15 horas/aulas do curso prático de direção veicular.

O Ceará tem hoje 57 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Para os municípios se integrarem ao SNT, exercendo plenamente suas competências, eles precisam cumprir ao todo, nada menos que 21 atribuições. Com o número reduzido de agentes de trânsito, o município de Sobral está incapaz de fiscalizar, deixando de arrecadar e facilitando ainda o crescimento de infrações graves e até mesmo com crimes que estão sendo praticados tendo motonetas irregulares como o principal meio de transporte dos criminosos.

Na foto de Wellington Macedo: Uma criança pilotando uma "cinquentinha" foi abordada por policiais militares, mas foi liberada minutos depois pela Guarda Municipal de Trânsito, nesse sábado 21.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CLÍNICAS VIRAM ALVOS DE BANDIDOS EM SOBRAL (VÍDEO)

CLÍNICAS VIRAM ALVOS DE BANDIDOS EM SOBRAL (VÍDEO)

Os "parasitas" sociais plantaram o terror durante assalto a clinica médica.
"Não tô brincando não, é um assalto", afirmava um dos bandidos durante a ação criminosa. Pacientes viveram terror enquanto eram atendidos numa clínica localizada no centro de Sobral, por volta das 11h50 dessa quinta-feira 19. "Eu estava saindo do consultório quando avistei um deles no corredor, ele apontou uma arma em minha direção e eu voltei e tranquei a porta", conta uma das vítimas.
Adultos e crianças entraram em pânico enquanto três revólveres eram apontados para eles. Segundo as vítimas, a ação durou cerca de 10 minutos, um médico conseguiu ligar para o 190 ainda com os bandidos dentro da clinica, mas eles fugiram minutos antes da chegada da polícia. O trio conseguiu levar dinheiro e aparelhos celulares dos clientes e funcionários. As câmeras de monitoramento registraram, mas não gravaram a ação criminosa.
Esse é pelo menos o terceiro assalto praticado nas proximidades da praça do patrocínio em 15 dias, o segundo contra clínicas. O horário escolhido pelo bando é entre 11h até 13h, momento de menor movimento na rua. A polícia até o momento não conseguiu localizar os assaltantes.
Imagens de Wellington Macedo

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"SEM TETO" ESTÃO INVADINDO TERRENOS EM SOBRAL"

Terrenos públicos e particulares estão sendo invadidos em Sobral.

Por falta de moradia, mais de 80 famílias estão invadindo terrenos em Sobral.
Apesar do programa "Minha Casa Minha Vida", a prefeitura entra em pânico e tenta resolver o problema nessa quinta-feira 19, numa reunião agendada com os invasores que já demarcaram cerca de dois hectares de terras nos bairros Recanto II e na Betânia, por trás da UVA.

Eles não aceitam a oferta de morar no Novo Caiçara do Minha Casa Minha Vida, alegando o alto índice de violência no local. Recentemente 1.100 apartamentos foram entregues, o condomínio com apenas seis meses já sofre com depredação e violência. Mais 2.200 estão na fase de acabamento para serem habitadas.

A reunião será na sede da associação dos moradores da Vila Recanto, a partir das 08h da manhã. Semana passada, famílias inteiras pegaram a prefeitura de surpresa quando já estavam levantando as paredes de diversas moradias. A prefeitura logo se apressou em fazer um acordo, prometendo resolver o problema e alocar todos os manifestantes. Algumas famílias alegam que já se escreveram no programa Minha Casa Minha Vida, faz quatro anos, mas nunca foram chamadas. "Quem não precisa já ganhou", reclamam. Eles denunciam ainda que tem pessoas com até duas ou três casas alugadas no programa em Sobral.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Sobral se despede de Dona Maria José Ferreira Gomes

A mãe de Cid e Ciro Gomes foi sepultada no cemitério Dom José, no centro de Sobral, no final da manhã dessa terça-feira 17.

Além dos filhos, netos, noras e amigos, seus ex-alunos e a atriz Patrícia Patricia Pillar​ também compareceram. Vários políticos estiveram presentes ao velório e seguiram em cortejo da igreja matriz por cerca de 2 km, até o cemitério localizado no centro da cidade.

Dentre os políticos, compareceram o Governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, os deputados federais Leônidas Cristino​, Moses Rodrigues, Odorico Monteiro e José Nobre Guimarães.

O momento mais mais doloroso para a família foi durante o fechamento do caixão, pelos filhos Ciro e Cid Gomes, logo após a missa de corpo presente na igreja da Sé de Sobral. Um minuto de silêncio foi feito momentos antes do sepultamento, ao som da música "Ave Maria", na voz de Maria José, tocado no celular do filho Lúcio Gomes.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

FTA MOTOS apreende mais um três oitão em Sobral.

Com apenas 20 minutos de serviço, os soldados Frota, Durval, Albuquerque e Prado conseguiram prender um menor na rua Jacinto Antunes, no bairro Dom José. Eram 17h20, quando os policiais abordaram um grupo de quatro adolescentes, um deles portava um revolver de marca Rosse com capacidade para seis tiros. A arma estava com quatro cartuchos intactos e sua numeração inlegível. A arma e o adolescente foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi feito os procedimentos legais.

Como o adolescente ainda vai completar 18 anos no dia 22 de julho, ele foi liberado e já deve está em casa se preparando para a prática de novos crimes.

A polícia faz, mas o ECA e o Código Penal Brasileiro desfaz.

Morre mãe do Ministro Cid Gomes

Maria José Santos Ferreira Gomes - (Dona Mazé)
Faleceu na tarde dessa segunda-feira 16, a mãe do Ministro Cid Gomes.
Dona Mazé, como era conhecida e chamada por todos, tinha 86 anos, e o privilégio de ser mãe de dois Governadores.


Na foto: Mãe e filhos reunidos durante a inauguração da escola que leva o seu nome, no bairro Dom José, em Sobral no Ceará.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Veículo pega fogo após perseguição policial em Sobral


Veículo pega fogo após fugir de blits em Sobral

PERCA TOTAL
Após fugir de barreira policial, motorista atropela um motoqueiro e veículo pega fogo no bairro Expectativa.

Um veículo Celta de Sobral de placas HXX 5817, pegou fogo meio a residências, após uma intensa perseguição policial. Eram pouco mais de 16h, quando agentes da PRE, montavam uma blits itinerante na Avenida José Euclides Ferreira Gomes e começaram uma perseguição contra dois indivíduos numa motocicleta, a dupla conseguiu escapar, mas um veículo Celta chamou a atenção dos patrulheiros e uma nova perseguição se iniciou. Enquanto tentava escapar da abordagem policial, o condutor do veículo colidiu contra uma motocicleta e seguiu sem prestar socorro, mais foi alcançado no quarteirão seguinte pelos agentes da PRE.

Segundo os policiais envolvidos na ocorrência, o motorista mesmo com o pneu do Celta furado, continuou em alta velocidade. Minutos depois de detido pela polícia, o veículo pegou fogo no local onde foi deixado. O Corpo de Bombeiros esteve no local e debelou as chamas, o que sobrou após o incêndio foi levado para o pátio do Detran em Sobral. O motorista infrator foi reprovado no teste do bafômetro e não tinha habilitação. Até o momento que estivemos na DRPC, não foi passado a identidade do acusado, seus documentos estavam no veículo incendiado.

Fotos: Wellington Macedo​

Blits visa dificultar ação de crininosos em Sobral

POLÍCIA FECHA O CERCO (Vídeo)
Parceria visa dificultar a ação de criminosos em Sobral

Blits
Elas voltaram com a simpatia e aprovação da sociedade.
O comando do 3º Batalhão de Polícia Militar de Sobral, em parceria com a PRE, Detran e Guarda Municipal de Trânsito, começaram a realizar várias blits em horários e pontos diferentes da cidade.

Localizada no Norte do Ceará, as margens da BR 222, a "princesa do Norte", como é conhecida, vem perdendo a tranquilidade por conta do alto índice de violência. Assaltos e homicídios ousados tem a motocicleta como o principal meio de transporte dos criminosos. Percebendo isso, o comandante do 3º BPM, Coronel Lindon Johnson, resolveu envolver todas as forças e partir pra cima da violência. "Bandido conduzindo veículo irregular e sem habilitação, vai ficar a pé". Declarou o oficial.

Ao todo, dez motocicletas irregulares e um automóvel foi recolhido ao pátio do Detran, somente na blits realizada no bairro Alto Novo, nesse sábado 14, uma pessoa foi autuada em flagrante no teste do bafômetro. O local é tido pela polícia como um dos mais perigosos do município. Na última sexta-feira, um grupo de cinco homens invadiu o bairro e disparou vários tiros, na ação, três pessoas foram atingidas e hospitalizadas. Segundo levantamento da polícia, praticamente uma motocicleta vem sendo roubada por dia em Sobral, O fim dado as motos são três: Ou são vendidas para receptadores, ou desmanchadas para a venda das peças separadamente ou são usadas para a prática de crimes e em seguida abandonadas pelo criminosos.

Menores infratores são facilmente vistos conduzindo motocicletas em Sobral. A guarda municipal de trânsito, com seu contingente defasado, mantem apenas três agentes na rua, isso também pode está facilitando a ação de criminosos. Uma determinação municipal proibia a polícia de recolher motos irregulares flagradas nas mãos de menores infratores. Parece que essa ordem caiu por terra e quem vai sair ganhando é a sociedade.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

BANDO RENDE TAXISTA E PROMOVE TIROTEIO NO ALTO NOVO

"Cheiro do queijo" nessa Sexta-feira 13
BANDO RENDE TAXISTA E PROMOVE TIROTEIO NO ALTO NOVO
"Eles atiravam aleatoriamente e ví quando uma pessoa foi atingida numa moto".

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sobral tem em média, uma arma de fogo apreendida por dia.

ARMAS DE FOGO
Mais de 20 apreendidas nas mãos de criminosos nos últimos 17 dias em Sobral, no Norte do Ceará.

Em média, mais de uma arma de fogo por dia vem sendo tirada de circulação, em Sobral, cidade de 200 mil habitantes, distante 230km de Fortaleza.
A grande quantidade de armas aprendidas em tão pouco tempo já preocupa o comandante do 3º BPM, Coronel Lyndon Johnson, aumenta a sensação de insegurança na população e pressiona as autoridades para uma ação conjunta e ousada.

Caiu por uma bala
As armas foram descobertas após uma abordagem realizada por volta das 00h40 dessa quinta-feira, pelo Cabo. A. Barbosa e os soldados Mendonça, Jonnas, Frota, Durval, Prado e Albuquerque. Os agentes encontraram uma munição e um coldre com um idoso conhecido como Expedito, na rua Pintor Lemos, no centro da cidade, em seguida, eles decidiram ir até a residência do acusado, e lá eles descobriram o arsenal. Ao todo foram 13 armas, sendo 02 Pistolas, 03 revólveres, 01 rifle calibre 22 e 07 cartucheiras. A policia desconfia que o acusado concerta armas para criminosos. Ele será investigado se também aluga armas, pois algumas denúncias já existem contra ele, segundo a polícia.

Para o comandante do 3º BPM, esse resultado é fruto do trabalho incansável dos agentes tanto do Getam, Força Tática como do Ronda do Quarteirão. "Nós não vamos dá trégua para bandido", disse ele. Já a polícia Civil, reclama que, além de ter poucos homens para investigar, o poder judiciário demora muito para expedir os mandados de busca e apreensão. "A justiça demora tanto para atender a nossa demanda, que quando sai um mandado de prisão ou busca e apreensão contra traficantes e homicidas, esses indivíduos já mudaram de endereço", relato um oficial da Polícia Civil que prefere não ser identificado. Ele relata que bandido é como "nômade", pois vivem mudando de endereço.

As 13 armas apreendidas nessa madrugada, foram conduzidas com o acusado até a sede da Polícia Civil de Sobral. O dono das armas foi autuado em flagrante no Artigo 16 da Lei nº 10.826, pelo Delegado Dr. Leonardo Ferreira.

Os agentes do GETAM motorizado e Força Tática, vem sendo recordistas nas apreensões de armas de fogo nesse primeiro bimestre de 2015. Eles são temidos pelos criminosos devido a agilidade na atuação com motocicletas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Carnaval transformado em cestas básicas em Forquilha, no Ceará.

O prefeito de Forquilha, cidade distante 230km de Fortaleza, cancelou o carnaval e vai investir os recursos que gastaria com as bandas, em benefícios sociais para famílias de baixa renda. 

Até amanhã, quarta-feira 04, o prefeito Gerlásio Loiola (PT), vai distribuir mil cestas de alimentos, para famílias de baixa renda já cadastradas pela secretaria de Ação Social daquele município.

No primeiro momento, 60 mil reais já foram investidos pela prefeitura. Durante a entrega das cestas, o prefeito e os funcionários da prefeitura foram aplaudidos pela multidão presente a solenidade que aconteceu logo depois da inauguração de uma escola.

A atitude do prefeito repercute em todo o País. Internautas elogiam a ação, diante do estado de emergência que o país se encontra com a forte estiagem. "Prefeitos de outras regiões do estado devem seguir essa linha". Recomendou o Ministério Público.

Sem carnaval, mas mesa farta.


EXEMPLAR
Sem carnaval, mas mesa farta.


Prefeito de Forquilha, no Norte do Ceará, cancelou o carnaval e vai investir os recursos que gastaria com as bandas, em benefícios sociais para famílias de baixa renda.

Até amanhã, quarta-feira 04, ...o prefeito Gerlásio Loiola, vai distribuir mil cestas básicas para famílias de baixa renda já cadastradas pela secretaria de Ação Social daquele município. No primeiro momento, 60 mil reais já foram investidos pela prefeitura.

Durante a entrega das cestas, o prefeito e os funcionários da prefeitura foram aplaudidos pela multidão presente a solenidade de entrega das primeiras quinhentas unidades, que aconteceu logo depois da inauguração de uma escola, no final da tarde de hoje (terça-feira) 3.
Ver mais

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CAMPEONATO DE BICICROSS MOVIMENTOU ATLETAS NESSE ÚLTIMO DOMINGO EM SOBRAL

A 1ª etapa do Campeonato Sobralense de Bicicross que aconteceu na pista do Parque da Cidade em Sobral, aconteceu na tarde desse domingo 02 de janeiro e mobilizou atletas de várias categorias de todo o estado.

O campeonato foi realizado pela Associação Sobralense de Ciclismo em parceria com a Secretaria do Esporte de Sobral, Associação de Bicicross do Ceará, e a Federação Cearense de Ciclismo.

A competição desse domingo foi a primeira das 04 Provas do Campeonato Sobralense, e reuniu mais de 60 jovens pilotos sobralenses e outros 40 de outros municípios do estado. O evento contou com o patrocínio dos postos São Domingos e baterias Heliar de Sobral.

www.sobralinfoco.blogspot.com.br

domingo, 1 de fevereiro de 2015

"Praia" em pleno Sertão do Ceará

"Praia" em pleno Sertão do Ceará
SOBRAL BEACH - (Sábado 31)
Moradores de Sobral, cidade distante 230km de Fortaleza, montaram uma "praia" distante cerca de 155km do mar.


Veja como foi a tarde no litoral sobralense, em pleno Sertão do Ceará, nas imagens de Wellington Macedo. O bar conhecido como Lulu, virou o point da região, nas vésperas do Carnaval. A cena se repete apenas uma vez por ano.
Como diz o ditado, "quem não tem cão, caça com gato". A distancia entre Sobral e a praia mais próxima, não faz diferença pois além de pranchas de surf, quadriciclos, barracas de praia, caranguejo, paredão de som, e muita mulher bonita, até areia tinha no local, que tomou um quarteirão inteiro.