segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A "princesa do Norte" é exemplo para o País

IDEB

Sobral prepara a geração do futuro

        Distante 230km de Fortaleza, no sertão cearense, a "princesa do Norte" como é conhecida, tem hoje 200 mil habitantes e mostra que é possível preparar crianças pobres para um futuro promissor. Atualmente 51 escolas atendem cerca de 35 mil estudantes naquele município. Desse total, 31 foram avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 2013, e constatou-se que o município cearense se destacando  gradativamente na avaliação de aprendizagem dos alunos do 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental, colocando-o em 5º lugar em todo o Brasil. O tema foi destaque no jornal ESTADÃO de São Paulo nesse final de semana.

        Existe um processo revolucionário surgindo em Sobral, no Ceará, e esse processo tem como base uma boa educação. Uma nova geração está sendo preparada e daqui alguns anos, essas crianças serão as grandes lideranças naquela região do país.

        Dentre as 31 escolas avaliadas em Sobral, destaque para as escolas Araújo Chaves no distrito de Bilheira e Elpídio Ribeiro da Silva, localizada no distrito de São José do Torto, distante 35km da sede do município. Ambas alcançaram Ideb 9,0. Resultado muito a cima, não só da meta de 5,0 para 2013, como também a projetada pelo MEC para 2021, que é de 6,1. Das avaliadas, 29 tiveram notas acima de 7,4. A menor nota registrada no ciclo inicial do Ensino Fundamental foi 6,9.
        Com Ideb 7,8, o desempenho das escolas de Sobral no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ficou bem acima da média do Ceará e do Brasil, que foi de 5,2, incluindo a avaliação das escolas privadas. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a nota de Sobral foi 5,8, ficando também acima da média do Brasil nas redes municipais (3,8) e da meta estabelecida pelo MEC (3,9).

        Para o prefeito Clodoveu Arruda, o reconhecimento do Ideb é o resultado de um esforço que é desenvolvido para a política educacional na rede municipal. O fortalecimento da gestão escolar, o planejamento e o cuidado com a formação permanente dos profissionais que atuam na rede escolar, é fundamental para o resultado agora alcançado. O estabelecimento de metas e a premiação em dinheiro  para  os professores que atingem as metas planejadas, agregam ganhos de acordo com os resultados atingidos. Segundo o prefeito, os professores da rede municipal sobralense, tem um salário a cima da média nacional.

"O cuidado com a formação
permanente dos profissionais que
atuam na rede escolar é fundamental
para o resultado agora alcançado.".
Revela o prefeito.

    Em Sobral, o acompanhamento individualizado, zerou a evasão escolar  daquele município. Diariamente as escolas monitoram o diário de chamadas e ao identificarem a ausência de algum aluno, a direção imediatamente envia um professor até a casa do aluno para saber o motivo de sua ausência na sala de aula.

    O prefeito Arruda destaca que a presença dos pais na formação escolar do aluno é fundamental para o desempenho dessas crianças. "Nós estamos trabalhando na formação de uma nova geração". Conclui o prefeito.

    Já com ensino universalizado, a meta de Sobral é fechar 2016 com 23 Centros de Educação Infantil, a meta será de atender 65% das crianças de 0 até 3 anos. A média nacional é de 24%. Até 2016. Até 2016, 18 Escolas de Tempo Integral serão construidas, duas já foram inauguradas.

                                                 O município tem hoje 51 Escolas
                                                  de Ensino Fundamental, sendo
                                                 23 Centros de Educação Infantil.
                                                  Até 2016 18 Escolas de Tempo
                                                     Integral serão construidas,
                                                     duas já foram inauguradas.


        O secretário da Educação de Sobral, professor Júlio Cesar da Costa Alexandre, participa do novo ciclo de aprendizado daquele município desde 2007. Para ele, o desenvolvimento do projeto de Sobral é fruto de um conjunto de ações que foram definidas na política educacional e que geraram o bom sistema que escolheu a escola como o centro do universo da política educacional de Sobral.
        Ele afirma que é na escola que as coisas acontecem ou deixam de acontecer. Em Sobral as escolas tem uma vitalidade pedagógica e lá, o que importa é a aprendizagem das crianças e dos jovens. Para que isso ocorresse, segundo o secretário, foi feito uma opção política. A escola eficiente e comprometida com as pessoas e em particular com a aprendizagem das crianças, definiu várias ações. Desde o material didático para todas as crianças, formação para professores, autonomia financeira, pedagógica e administrativa, uma seleção de diretores e professores pedagógicos por critérios de competência, de meritocracia, e tudo isso gerou condições de dá vitalidade as escolas para mexer no que era preciso ser mexido. "Em Sobral nada é mais importante do que o aprendizado das crianças". revela Júlio Cesar.

                                             "Em Sobral nada é mais importante
                                              do que o aprendizado das crianças".


        "Aqui, não basta as crianças estarem nas escolas, elas precisam aprender". Explica Júlio Cesar. A partir desse pensamento, foi criada toda a estrutura para desenvolver um bom trabalho. A definição de metas objetivas são pactuadas com as escolas. Ainda segundo o secretário, muitos mitos deixaram de existir ao longo do tempo porque foram enfrentados com diálogo, convencimento, mais principalmente com análise de resultados. Um dos mitos desconstruidos, foi o de achar que as crianças não aprendiam porque são pobres.
        O grande ensinamento que Sobral deixa é de que hoje, as crianças pobres podem e devem aprender. Lá, as crianças aprendem com muita alegria e com muita autoestima. O fato da escola possibilitar o aprendizado dessas crianças permitiu se quebrar um ciclo vicioso existente fundamentalmente no nordeste brasileiro. As crianças não aprendiam e começavam e sentir desgosto de ir a escola, a autoestima baixava e começavam a faltar aulas e finalmente abandonavam a escola. O que Sobral fez foi quebrar o circulo vicioso do fracasso e isso gerou cultura, envolvendo principalmente as famílias.
                                                     O grande ensinamento que
                                                     Sobral deixa é de que hoje,
                                                     as crianças pobres podem
                                                           e devem aprender
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        Para a professora Maria Micilene Ribeiro de Paulo, que já leciona há 12 anos na Escola Elpídio Ribeiro da Silva no distrito de São José do Torto, a diferença que ela consegue ver nos últimos 12 anos, é que naquele período não existia o material didático disponível,  além da dificuldade no transporte escolar que contribuía para a evasão escolar e a falta de capacitação para os professores. "A gente não tinha o apoio que temos hoje, não estávamos preparados", disse a professora Micilene. A escola Elpídio Ribeiro da Silva está num distrito com pouco mais de 2.700 habitantes, o que facilita a parceria da escola com a comunidade. Segundo ela, nem doença segura as crianças em casa, as crianças tem uma autoestima elevada e setem prazer de ir a escola. "Meu sonho é ver meus filhos formados", revelou Micilene. Ela tem dois filhos estudando naquela escola.

        "Meu sonho é ser enfermeira", essa é a meta da estudante Naely Costa Silva que cursa o 5º ano do ensino fundamental, na Escola Elpídio Ribeiro da Silva. Ela afirma que vai conseguir se formar em enfermagem porque está se esforçando muito nos estudos graças ao apoio dos professores e o apoio da escola. Naely afirma que só falta a escola quando fica doente, ela estuda nos dois turnos.

         Para o professor Robério Ribeiro de Souza que ensina há 12 anos na mesma escola,  uma das estratégias para o resultado alcançado é a trajetória escolar que se inicia na educação infantil, passando por uma alfabetização consolidada, fazendo com que os alunos cheguem ao 5º ano com a capacidade de aprendizagem formada. A ligação da gestão com o  professor e a comunidade, contribui realmente com que o aluno tenha um aprendizado significativo. Ribeiro fala da importância da capacitação mensal ofertada para os professores, a qualidade do material didático, a escola bem estruturada e o querer da família são os segredos para o sucesso. Ele foi o professor do jovem Javé Jeisne  Ponte de Brito de 11 anos, o estudante obteve o melhor resultado cursando o 5º em 2013. Javé afirma que aprendeu a ler ainda aos 5 anos e revela que o seu sonho é chegar  na faculdade de medicina.

        A aluna Ismaely Vieira Ribeiro 11 anos, faz parte do projeto educacional de Sobral, já é acompanhada desde os 2 anos de idade, e hoje está cursando o 5º ano. Sua mãe Sandra Almeida Vieira conta que não troca a oportunidade de estudar em Sobral por Fortaleza. Ela conta que o formato educacional é diferenciado e o que mais chama a sua atenção é a presença da escola dentro e fora da sala de aula. "Tenho os professores dessa escola como membros da minha família, eles estão presente". Conta Sandra. Ela destaca que todos são tratados com igualdade e sem discriminação, destaca da convivência dos professores com os alunos e os métodos aplicados, além do envolvimento da família na escola.
        Para o diretor da escola Elpídio Ribeiro da Silva, Professor Francisco Osmarino Ribeiro, a escola tem hoje cerca de 425 alunos, o trabalho pedagógico é realizado em cima de três pilares. A equipe escolar completamente voltada para o crescimento no desempenho escolar dos alunos, o apoio da Secretaria  de Educação na formação, acompanhamento e orientação, e a fundamental parceria com as famílias que participam diretamente do planejamento escolar, inclusive cobrando o resultado na educação dos filhos. Esse crescimento gradativo dos últimos 10 anos, segundo ele, se deve a organização de todos e principalmente a parceria da escola com a comunidade. A escola tem hoje 16 prêmios acumulados, o último prêmio recebido foi um cheque de 54 mil reais do programa Nota 10, do Governo do Estado do Ceará.
    O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação, em 2007, para avaliar, a cada dois anos, a aprendizagem dos estudantes do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio. O índice é obtido a partir de dados de aprovação escolar e do desempenho dos alunos em provas de língua portuguesa e matemática, realizadas pelo INEP.


Fotos e texto: Wellington Macedo

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