domingo, 17 de fevereiro de 2013

Internamento compulsório para dependentes químicos

Internamento compulsório e involuntário em discussão


...você é contra?

É tão bonito ver e ouvir o discurso demagógico daqueles que são contra o internamento compulsório ou involuntário de dependentes químicos.

Vejam nas duas fotos a seguir e tirem suas conclusões indicando em qual situação, o prejuízo é maior para a sociedade.
Numa delas, ilustra o trabalho da polícia levando preso um indivíduo que praticou um crime e na outra, um agente social tentando capturar um usuário de crack para o tratamento.

O Governo paga hoje em média R$ 2.500,00 ao mês para manter um preso. Paga 40 mil reais para construir uma cela, custa mais que o necessário para construir uma casa popular e o pior, o indivíduo quando é levado para a cadeia já praticou um crime, e que em muitos casos, tirou a vida de um trabalhador e destruiu uma família.

É difícil compreender o motivo de tanta resistência para a geração e adequação do sistema, para o tratamento de usuários de drogas ilícitas e o enfrentamento a oferta das mesmas. Ainda perdem o tempo discutindo se é legal ou não, levá-los a força para um tratamento. A mesma lei que nos dá o direito de ir e vir, também nos garante o tratamento e o bem estar social. E se eu me torno incapaz de perceber que estou precisando de tratamento médico e sendo uma ameaça a sociedade, alguém precisa intervir por mim.

Esses doutores são tão entendidos, sábios aos seus próprios olhos, mais não percebem que um homicida também é levado involuntariamente a uma cela de 40 mil reais, agora protestem. Mais antes, observe que 90% dos presidiários estão cumprindo pena por crimes ligados ao consumo, venda ou tráfico de drogas.

Hipócritas, reúnam-se e busquem meios de resolver o problema, escutem a sociedade e os familiares dos usuários de crack, procurem saber e sentir a dor, o sofrimento de uma família inteira destruída por conta da droga. Aperfeiçoem a Lei que muitos tiram dela proveito para lucrar financeiramente e nós, a sociedade, é quem pagamos o alto preço.

O custo médio mensal para o tratamento de um dependente químico numa Comunidade Terapêutica no Brasil é de R$ 1.900,00. É mais barato ofertar tratamento e prevenir que eles caiam na prática de crimes, que esperar um prejuízo social bem maior, já que a UNIÃO não faz a sua parte que é fiscalizar as fronteiras e impedir a entrada dos entorpecentes no País. A questão é política e vai piorar se a sociedade permanecer calada. O dependente químico, usuário de crack e outras drogas tem direito ao tratamento, consulte um advogado e reivindique.

Wellington Macedo
Instituto Filadélfia

Nenhum comentário:

Postar um comentário