quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TRE - Recadastramento biométrico chega a Sobral

TRE inicia os testes para o recadastramento biométrico dos eleitores de Sobral, Forquilha e Alcântaras.

Os cartórios eleitorais de Sobral e Aquiraz já iniciaram as primeiras experiências sobre o recadastramento de eleitores, previsto para começar oficialmente nos meses de março e abril, respectivamente, nos dois municípios. 
Os 32 kits são compostos de mini-estúdio fotográfico e escaner para as digitais
Fotos: Wellington Macedo

Em Aquiraz, os testes já começaram desde a última segunda-feira, 4, com quatro kits biométricos. Em Sobral, os primeiros trabalhos e treinamento dos funcionários e estagiários começaram hoje,  quarta-feira, 6. Já estão instalados dez dos 32 kits a serem utilizados no recadastramento dos eleitores que procurarem os cartórios eleitorais para tirar o título, transferir, requerer a 2ª via ou fazer a revisão eleitoral. Cada kit conta com 01 notbook, 01 mini-estúdio fotográfico, 01 scaner para as digitais e alguns acessórios.

Por ser apenas o início dos trabalhos, a Justiça Eleitoral esclarece que os eleitores não deverão comparecer em massa aos cartórios no mês de fevereiro. No entanto, a partir de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizará em seu site um sistema de agendamento dos eleitores que votam nos municípios programados para fazer o recadastramento biométrico, a fim de agilizar os trabalhos e facilitar o acesso dos eleitores aos cartórios eleitorais. Os eleitores que não comparecerem dentro do prazo que se estenderá até dezembro, terão seus títulos cancelados. Alunos de escolas públicas estão sendo selecionados pelo Governo do Estado e vão colaborar como estagiários no recadastramento.

Por ser apenas o início dos trabalhos, 
a Justiça Eleitoral esclarece que 
os eleitores não deverão 
comparecer em massa aos 
cartórios no mês de fevereiro.

Municípios contemplados
O trabalho de revisão biométrica será realizado este ano em sete municípios do Ceará: Aquiraz (66ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZEs), Crateús (20ª ZE, que abrange o município de Ipaporanga) e Sobral (24ª e 121ª ZEs, que compreendem os municípios de Alcântaras e Forquilha, respectivamente).



                                      32 kits vão funcionar em Sobral a partir do dia 08 de março

O TRE-CE espera cadastrar através do sistema biométrico, em 2013, mais 7,04% do eleitorado cearense, o que representa hoje 436.113 eleitores nos sete municípios. Atualmente só o município de Eusébio tem os seus eleitores cadastrados biometricamente. Ou seja, apenas 0,49% (30.318 eleitores) do total do eleitorado no Estado do Ceará, que soma hoje 6.192.371 eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário