quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

OS FILHOS DO CRACK

Saiba o que está por trás do crescimento da violência em Sobral. Não há fiscalização eficiente nas fronteiras do país. Armas e muita droga entram deliberadamente e posteriormente são distribuídas para as pequenas cidades por meio terrestre.

Mapa da violência no Brasil
Já chega a 1 milhão de famílias brasileiras atingidas pelo vício do crack.
Além da Petrobrás, o atual governo tem mais 1 milhão de problemas que estão virando o país de cabeça para baixo e destruindo milhares de famílias inocentes que tem seus parentes assassinados, como aconteceu essa semana em Fortaleza, quando dois jovens assassinaram um líder religioso conhecido internacionalmente.

No mapa, observe a grande área vermelha na região de Sobral, no Ceará.
As áreas vermelhas representam o alto consumo de drogas. Segundo matéria publicada na revista Veja dessa semana, 40% dos usuários vivem na rua. Em 2013 já chegava próximo de 9 mil pessoas afastadas do trabalho por causa do consumo de cocaina e crack. 15% dos recém-nascidos de mãe viciada em crack morrem em decorrência de distúrbios respiratórios, contra 0,9% da média geral. Chega a 30 mil, o número de crianças e adolescentes sob a guarda do estado, 80% deles são filhos de pais viciados em drogas.

Para sustentarem o vício, boa parte desses usuários e traficantes se envolvem em crimes. São assaltos, latrocínios, pequenos furtos e arrombamentos que estão dando muito trabalho para a polícia sobralense e deixando a população assustada. O clima de insegurança tem provocado sérios problemas psicológicos nas vítimas e até mesmo em seus familiares e amigos que vem acompanhando a mudança violenta que a cidade vem sofrendo. Além de mudar o comportamento das pessoas, o alto consumo de drogas já aumentou a demanda dos atendimentos na Santa Casa de Sobral, no CAPS AD, casas de recuperação estão lotadas, o efetivo policial não tem inibido os criminosos que a cada dia vem agindo com mais ousadia, o mercado imobiliário na cidade já foi afetado e o governo municipal não sabe o que fazer. O descontrole social está cada vez mais, comprometendo o título da cidade que está entre as melhores no IDEB do Brasil.

EM SOBRAL O PROBLEMA SURGIU HÁ POUCO MAIS DE 12 ANOS
2001 - Esse foi o ano que os primeiros sinais surgiram na periferia de Sobral. Parte dessas crianças e adolescentes que aparecem na foto feita para o extinto jornal Expresso do Norte em 2003, já foram mortas pelo tráfico, ou na prática de outros delitos. De lá para cá, foram criados programas na educação, programas para gestantes como o Trevo de Quatro Folhas, agora o Minha Casa Minha Vida acompanhado do Bolsa Família e muitos outros excelentes programas com o intuito de tirar milhares de famílias da linha da miséria e da pobreza, mas na prática não é bem assim o que vem acontecendo. Apesar dos benefícios do governo federal, essas famílias continuam na miséria social sendo destruídas direta ou indiretamente pela oferta e a demanda das drogas que estão colocando em risco a transformação de conjuntos habitacionais em verdadeiras favelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário