quarta-feira, 29 de abril de 2015

Jornalista Cidadão

Seminário terá palestra em Forquilha com diretor do jornal Diário do Nordeste.
 
Diretor do Jornal Diário do Nordeste Ildefonso Rodrigues, vai palestrar para blogueiros e radialistas da região  Norte do Ceará, no dia do trabalhador. O Seminário Jornalista Cidadão, evento organizado pela prefeitura de Forquilha, vai reunir profissionais de comunicação de toda a região Norte do estado. O  evento marcado para ter início às 07h da manhã dessa sexta-feira 01, com um café da manhã, vai acontecer na sede da ouvidoria da prefeitura municipal.
 

Ildefonso ou Dudu como é conhecido, é formado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Ceará. É mestre em História Social pela UFC. Foi diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares e hoje ocupa a função de Diretor Editor do Diário do Nordeste. O objetivo principal do Seminário será a capacitação dos profissionais, além de mostrar a importância da comunicação digital para a democracia e os limites da liberdade de expressão. Dudu também vai falar sobre a importância dos blogs como fontes de notícias para o rádio e jornais, além de trazer dicas de como deixar o texto mais profissional e ganhar a credibilidade da comunidade.
A ideia lançada pelo prefeito Gerlasio Loiola, repercutiu em todo o estado e já são mais de 80 profissionais inscritos para o I Seminário voltado para os profissionais de imprensa do interior do Ceará. Segundo o prefeito, o foco principal é oferecer uma oportunidade onde todos vão aprender técnicas, além de enriquecer o conhecimento ouvindo um dos melhores jornalistas do Ceará. Todos os participantes vão receber certificado de participação. As inscrições podem ser feitas enviando os dados pessoais e empresa onde trabalha, para o e-mail romulodias19@hotmail.com ou na recepção do evento, onde as fichas estarão disponíveis.

terça-feira, 28 de abril de 2015

MINHA CASA, MINHA VIDA VIRA CASO DE POLÍCIA EM SOBRAL.

MINHA CASA, MINHA VIDA.
Obras podem parar em Sobral e Fortaleza, no Ceará.
Os operários eram obrigados a assinar a rescisão e a construtora 
                                                           não repassava os direitos trabalhistas dos mesmos.

O programa do Governo Federal vira caso de polícia em Sobral. Ministério Público do Trabalho já investiga sérias denúncias de trabalho escravo e salários atrasados. Operários maranhenses como Francisco de Assis que veio do município de Tutoia-MA e Antônio Agenor que saiu de Araioses-MA, estavam há mais de um ano, vivendo em condições mínimas de sobrevivência, sem comida em vários momentos e há três meses sem receber salário. O caso já está sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho, as empresas Bom Jesus e Direcional já foram citadas. A construtora paulista terceirizada Bom Jesus LTDA, abandonou a obra e deixou um rombo que pode chegar a meio milhão. Cerca de 83 operários, já procuraram a delegacia do Trabalho em Sobral, todos foram obrigados pela empresa Bom Jesus, a assinar as homologações sem o repasse do fundo de garantia dos mesmos. Eles protestaram fechando a entrada principal do canteiro de obras em Sobral, na manhã dessa terça-feira 28, a polícia foi chamada. Suely Alves conta que recebeu as contas via telefone, ela não recebeu o aviso prévio e está sem receber salário faz três meses.

A polícia foi chamada para liberar a entrada dos operários
no canteiro de obras do Minha Casa Minha Vida em Sobral

Além dos auxiliares de pintura, pedreiros, pintores e outros profissionais que foram lesados, a empresa foi embora e deixou também uma dívida de 30 mil reais com a empresa E10 Alimentos, que fornecia quentinhas. As casas locadas para abrigar os operários também estão com seus aluguéis atrasados há três meses, segundo eles. Uma empresa de segurança contratada para evitar furtos de cobre dos apartamentos em obra, também ficaram sem receber cerca de nove mil reais. A construtora Bom Jesus LTDA, com sede em São Paulo, foi terceirizada pela construtora Direcional. Tentamos contato com ambas, mas sem êxito. Segundo informações repassadas por funcionários do escritório central em Sobral, parte dos repasses foram bloqueados pela Direcional que agora tenta negociar com a procuradoria do trabalho para regularizar a situação. Segundo os operários, cerca de 600 apartamentos estão com as obras paradas no programa em  Sobral. Já em Fortaleza, a dívida deixada pelas construtoras pode chegar a 30 milhões de reais.

 Suely Alves conta que foi demitida por telefone. Ela também assinou
sua rescisão sem receber as garantias trabalhistas e cobra três meses de trabalho.

 Cerca de 600 apartamentos ainda não foram terminados, segundo operários.

 Falta repasse federal e obras podem parar em Sobral e Fortaleza.

Bernardo Vilar Barros é maranhense, foi abandonado pela construtora Bom Jesus
 em Sobral e está sem receber salário faz três meses.



sábado, 25 de abril de 2015

Polícia prende dois assaltantes após perseguição em Sobral

POLÍCIA PRENDE DOIS MALAS NO CONJUNTO NOVO CAIÇARA
O repórter Mascarado esteve no local.


Por volta das 10h da manhã desse sábado 25, uma dupla de malas do Novo Caiçara, aproveitou quando uma senhora reduziu a velocidade para passar por uma lombada no anel viário do Parque da Cidade, em Sobral, anunciaram o assalto, derrubaram a senhora com sua filha que seguia na garupa da moto modelo Biz, e fugiram as deixando jogadas no asfalto.

Minutos depois três assaltos simultâneos mobilizaram todas as viaturas da cidade e um cerco foi montado no conjunto habitacional Novo Caiçara. A dupla portava um revolver calibre 22, e foram cercados por agentes do Raio, FTA motos e do Ronda do Quarteirão. Populares colaboraram fazendo denúncias anônimas ao CIOPS e logo os acusados foram localizados no bloco 5, do conjunto. Com eles a polícia encontrou o revólver e uma quantidade de dinheiro que subtraíram das vítimas.

MAPA DA VIOLÊNCIA MANCHA A IMAGEM DE SOBRAL

Apesar do reforço policial, já são 12 homicídios com arma de fogo em 12 dias.


A poucos metros dali, uma blits itinerante com cerca de 20 policiais do reforço vindo de Fortaleza escutaram os disparos, mas já era tarde. Minutos depois, novos disparos atingiram outra pessoa no mesmo bairro, outro jovem foi socorrido e ainda corre risco de morte. Simultaneamente outras viaturas foram acionadas para a pista de skates no bairro Sinhá Sabóia, por volta das 20h. Mais um garoto de apenas 15 anos foi executado com mais de três tiros enquanto seus colegas brincavam na pista distante alguns metros de onde tombou. Segundo o seu pai que ajudou os peritos a recolherem o corpo para o rabecão, o menor já tinha passagens pela polícia e estava em liberdade fazia apenas 30 dias. Dezenas de adolescentes colegas do garoto executado gritavam e choravam no cordão de isolamento feito pela polícia. A violência ainda não para por aqui. Por volta das 12h30 desse sábado, o "cão da dica", velho conhecido da polícia, que vinha aterrorizando o Sumaré, Alto Novo e Santa Casa, foi também assassinado com três tiros. Apesar da polícia já ter identificado o autor dos disparos, até às 00h desse domingo não conseguiram capturá-lo.
A pista de skates tem sido um dos locais mais violentos do
Sinhá Sabóia, pois lá facilmente se encontram os jovens do bairro.

Em 2014, 75% dos homicídios em Sobral foram abala.
Ao todo, somente nesse sábado, três corpos foram recolhidos ao necrotério do Instituto Médico Legal de Sobral. Todos vítimas de armas de fogo, que segundo levantamento da polícia, foi o responsável por 75% dos homicídios de 2014 somente nesse município. Um crescimento de 10% em dois anos. Das quase 100 vítimas de homicídios no ano passado, quase 30% delas tinham idades entre 16 aos 18 anos.



SOBRALPRESS

Vem ai o Mascarado. O repórter do povo.


sexta-feira, 24 de abril de 2015

JORNALISTA CIDADÃO

Seminário vai capacitar blogueiros e radialistas da região Norte.

A prefeitura de Forquilha lançou nessa sexta-feira 24, o 1º Seminário com o intuito de capacitar ainda mais os profissionais de comunicação de nossa região. Segundo o prefeito Gerlasio Loiola, o Seminário Jornalista Cidadão é voltado para blogueiros e radialistas de toda a região Norte do estado e para ele, é uma oportunidade única onde todos vão adquirir mais conhecimento técnico e domínio da comunicação digital.

Os participantes receberão certificado de participação. O seminário terá 3h de palestra com aula de campo e vai acontecer no dia do trabalhador, 1º de maio, a partir das 07h da manhã, na sede da ouvidoria municipal de Forquilha. Os profissionais serão recepcionados com um café da manhã e ainda terão um almoço de confraternização. Haverá transporte gratuito saindo do Boulevard do Arco em Sobral, às 06h40 da manhã do dia 1º.


INSCRIÇÕES
Para participar, os profissionais devem se inscrever enviando e-mail para romulodias19@hotmail.com

No e-mail deve constar nome completo, nome do blog ou emissora de rádio onde trabalha, data de nascimento e endereço.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

domingo, 19 de abril de 2015

TRANSFERIDO PARA FORTALEZA

Já está em Fortaleza o segundo acusado pela chacina que chocou o Ceará.
Ele foi transferido por medidas de segurança, por volta das 13h40 desse domingo. Antônio Mourão corre risco de ser morto e foi escoltado por duas equipes da polícia até a Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa, na capital cearense. O Secretário de Estado da Segurança Pública dará entrevista coletiva nesta segunda-feira 20, às 10h da manhã na sede do CIOPS de Sobral.

TRABALHO CONJUNTO

A parceria entre a Polícia Militar de Camocim na pessoa do Major Artunane e Polícia Civil, na pessoa do Dr. Herbet Ponte, delegado regional, resultou no sucesso da operação que acabou com a prisão do segundo acusado pela chacina que chocou o Ceará. O Major Artunane e Dr. Herbert foram insistentes, permaneceram com o FTA e policiais descaracterizados acampados na frente da residência de parentes do acusado, no distrito de Pesqueiro, e convenceram a família de Antônio Mourão a fazê-lo se entregar. O que acabou acontecendo nas primeiras horas da manhã desse domingo 19.


CHACINA DO APRAZÍVEL

Domingo 19
Preso o segundo acusado

Antônio Gomes de Souza, vulgo "baixinho", estava cercado num matagal na comunidade de Pesqueiro em Camocim, distante cerca de 120km de Sobral. Mourão estava cercado por policiais da Delegacia Regional de Camocim, que tem a frente o Dr. Herbert Ponte e Silva, juntamente com policiais do serviço de inteligência da Polícia Militar da 3ª CIA do 3º BPM, de Camocim com apoio de policiais de Granja, sob o comando do Major Artunani, desde a última quarta-feira 15. Assustado, "baixinho" revelou que também está com medo de morrer, mas decidiu se entregar depois de convencido pela família, com quem mantinha contato. Na madrugada de hoje, uma longa conversa entre o delegado Herbet Ponte, Major Artunani e familiares do acusado, acabou facilitando o sucesso da operação e já debilitado por conta da diabete e sem tomar seus medicamentos, ele decidiu se entregar por volta das 05h00 da manhã deste domingo.
Antônio Gomes de Souza se entregou após quatro dias de cerco policial

Gomes confessou a participação na chacina do Aprazível, onde seis pessoas foram executadas na noite da última terça-feira 14. Ele revelou que foi convidado pelos outros dois irmãos foragidos, "Paizim" e "Roger", para um emprego em Frecheirinha, mas chegando lá, ele foi convidado para fazer diligência em Aprazível, e tentar descobrir quem matou um irmão da dupla ainda foragida, mas segundo ele, chegando no local decidiram praticar o crime. O acusado contou ainda que depois de interrogarem os quatro sem obter respostas, decidiram amarrá-los e matá-los e levaram Patrícia e sua mãe Maria de Jesus para a CE 241, chegando lá, as duas foram novamente interrogadas, mas nada respondiam. Patrícia foi executada na frente de sua mãe, ambas foram mortas a tiros sem responderem as perguntas, revelou Gomes para os policiais. O acusado preso nesta manhã estava preso na cadeia pública de Jijoca de Jericoacoara e estava solto a pouco mais de 30 dias. Ele já responde pelos crimes de receptação, formação de quadrilha e associação ao crime.
 Casa onde Gomes se entregou a polícia neste domingo.

                                                         Medicamentos tomados pelo acusado que é diabético

www.sobralinfoco.blogspot.com.br

sábado, 18 de abril de 2015

Criminosos sentem a pressão da Polícia em Sobral e recuam

RAIO
Criminosos acuados

A equipe do Raio juntamente com a RD 06 e FTA Motos 
fazendo incursões na praça da Grendene II na noite desse sábado 18.

"Ei maluco, tô...cortando prego ó, é polícia demais doido, o bicho tá pegando". Esse foi o comentário de um assaltante na periferia de Sobral, nesse sábado 18. Ele se referia a forte presença do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), do Ronda do Quarteirão, FTA motos, COTAR, além dos 23 policiais que desembarcaram em Sobral na última sexta-feira 17. Desde sexta-feira, duas equipes do Raio já estão nas ruas de Sobral, até outubro esse número deve triplicar, garantiu o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Sobral.
 Acuados, suspeitos são revistados numa praça em frente a Grendene II,
nesse sábado 18.
 
Segundo o Coronel Carvalho Moura, as equipes estão orientadas a realizar incursões nos bairros, no sentido de sufocar a violência e mostrar que, quem dá ordem é o estado. O Coronel disse ainda que a pressão policial notada pelos criminosos é apenas um ensaio para o que há de vir. "É um esforço do 3º Batalhão de restabelecer a confiança das pessoas e mostrar que a policia detém essa força do estado, preservando a ordem pública". Finalizou. Ele destacou a importância da polícia investigativa, formada por policiais "invisíveis", são policiais militares trabalhando sem fardamento, investigando crimes além das equipes ostensivas nas ruas.
O comandante do 3º BPM terminou o sábado 18, tomando uma faca de um suspeito, durante uma ação policial por volta das 19h, no distrito de Ingá, em Forquilha.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

ACUSADO DA CHACINA DO APRAZÍVEL EM SOBRAL, EXIGE PROTEÇÃO POLICIAL

Polícia captura o primeiro acusado. Eles usaram tocas ninja para executar as vítimas.

"Eu só falo em Juízo, quero um advogado e proteção policial pra mim e pra minha família". Exigiu o acusado preso, durante o interrogatório, nas dependências do Fórum de Sobral, por volta das 13h dessa sexta-feira 17. "Keké" foi preso hoje pela manhã em Jijoca de Jericoacoara e é um dos acusados pela chacina do Aprazível, na última terça-feira 14.

"Keké" foi preso num bar em Jijoca de Jericoacoara

Segundo uma fonte da polícia, "Keké" confessou ainda que planejou, orientou outros três comparsas e acompanhou Patrícia Farias e sua mãe Maria de Jesus, no banco de trás do veículo usado no crime, até a CE 241, já no sopé da serra do município de Alcântara, distante 21km da casa onde executaram a filha de Patrícia e outro três homens. "Arquitetei e ajudei, mas não atirei", revelou o acusado. A polícia conseguiu apreender também uma motocicleta usada na ação criminosa, mas ainda não localizou o veículo usado pelo bando. Uma sacola contendo tocas ninja também foi apreendida pelos investigadores.


Patrícia e sua filha Emily estavam entre as seis 
pessoas executadas pelo bando de "Keké"

O crime chocou o Ceará e teve grande repercussão nacional. "Keké" foi capturado em um bar, no município de Jijoca de Jericoacoara, na manhã de hoje (sexta-feira 17), após campana feita por agentes do serviço de inteligência da Polícia Militar, COIN, CPI e CHOQUE. Os nomes dos outros acusados pelo crime, procurados pela Polícia ainda não foram divulgados para não atrapalhar o andamento das investigações. Duas testemunhas de acusação também já foram ouvidas pelo delegado Dr. Júnior Vieira, Coronel Carvalho e o Comandante do CPI (Companhia de Policiamento do Interior). Coronel Júlio Rocha.


Uma multidão compareceu a sede da Delegacia de Polícia Civil de Sobral, na manhã de hoje. Na saída do acusado para o Fórum, onde foi interrogado novamente por agentes da polícia, populares gritavam por justiça e chamavam-no de assassino. Outras três pessoas já foram identificadas e a polícia divulgou que devem ser capturados nas próximas horas.

Patrícia morava com seu atual marido e um casal de filhos no bairro Padre Palhano, mas costumava visitar sua mãe no distrito de Aprazível, pelo menos três vezes por semana, segundo o seu companheiro. Seu filho caçula de nove anos seria a sétima vítima da chacina, mas escapou porque estava num culto evangélico no momento em que a casa foi invadida pela quadrilha. Foi a criança a primeira pessoa a encontrar os corpos amarrados no chão da cozinha, por volta das 21h20.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

CHACINA EM SOBRAL

Crime organizado executa seis pessoas em Sobral.
Vingança ou acerto de contas pode ter motivado o crime, segundo a polícia.

Encontrados os corpos de Patrícia Farias e sua mãe Maria de Jesus Farias.
Agora, passa para seis, o número de mortos na chacina que chocou a "princesa do Norte", na noite dessa terça-feira 14. Ambas estavam ontem na mesma casa onde a polícia encontrou outras quatro pessoas executadas, na localidade de Pau´Dárquinho, em Aprazível, distrito distante cerca de 25 km de Sobral, no Norte do Ceará. Patrícia mora no bairro Padre Palhano, mas costumava visitar sua mãe pelo menos três vezes por semana no distrito.
Patrícia morava no bairro Padre Palhano, 
mas costumava visitar sua mãe em Aprazível.


O que vem intrigando o trabalho de investigação da polícia é o motivo de mãe e filha terem sido levadas e mortas as margens da CE 241, distante 21km da casa onde a família estava reunida e foram rendidos. Não há marcas de luta corporal nos corpos, segundo a perícia. O que para a polícia, pode indicar que eles conheciam os assassinos ou o grupo chegou no local abordando disfarçados de policiais. A polícia ainda não sabe quantas pessoas participaram do crime. Todos, com exceção da jovem Emilly, foram imobilizados com as mãos para trás e executados com o rosto no chão e com tiros na cabeça. Patrícia e sua mãe Maria foram as que levaram mais tiros, segundo a perícia constatou no local onde os corpos foram encontrados. Relógios, aliança e pulseiras não foram levados. O atual companheiro de Patrícia acompanhou o trabalho da polícia na manhã de hoje, ele evitou falar no assunto e disse apenas desconhecer o que pode ter motivado o crime. Segundo ele, Patrícia costumava visitar sua mãe no distrito do Aprazível e costumava apanhá-la após às 22h.
Patrícia e sua mãe estavam no mesmo grupo executado
na noite dessa terça-feira, mas ambas foram levadas e mortas na CE 241, 
                                                               distante 21km da casa onde aconteceu o crime.

A polícia já trabalha com duas linhas de investigação. Patrícia e sua mãe foram mortas por vingança ou algum tipo de dívida, porém, as outras quatro pessoas foram executadas para não deixarem testemunhas. Até mesmo alguns policiais pareciam não acreditar no que estava acontecendo. "Eu tenho 27 anos de polícia nessa região, eu nunca ví algo parecido e de tamanha crueldade", disse o subtenente Aleanes, comandante do destacamento de Coreau. Ele esteve no local onde foram encontrados os dois corpos.




Chacina abre um novo ciclo da violência no Norte do Ceará.


Crime bárbaro choca população sobralense, e deixa a polícia em alerta. Pelo menos uma pessoa da família ainda segue desaparecida. Ela estava em casa e não apareceu até a saída da polícia que permaneceu no local do crime até 1h da madrugada. A polícia suspeita que ela possa ter sido levada pelos criminosos.

Segundo a perícia, todos foram mortos com tiros na nuca 
e na posição em que os corpos foram encontrados.

Quatro pessoas foram executadas dentro de uma casa na noite dessa terça-feira 14, na localidade de Pau`Dárco em Aprazível, distrito distante cerca de 25 km de Sobral, no Norte do Ceará. Pacata e com aproximadamente 3 mil habitantes, Aprazível agora entra na história com um dos crimes mais bárbaros já ocorridos em Sobral. Das quatro vítimas, apenas a única mulher do grupo não estava amarrada, os três homens todos foram amarrados com as mãos para trás antes da execução. Até o momento apenas a mulher e um dos homens foram identificados. O mecânico Benedito Gomes da Silva de 40 anos, costumava visitar a casa e sentar para um bate papo na calçada, mas ele estava no local errado na hora errada e foi morto como queima de arquivo, segundo a polícia.

A polícia ainda procura por Patrícia, ela pode ser a quinta vítima do crime e segue desaparecida. Patrícia estava em casa, contou o seu filho caçula de nove anos que escapou porque estava numa igreja evangélica. Segundo o pastor ainda não identificado pela Polícia, por volta das 19h todos estavam conversando na frente da casa quando ele passou e parou para convidá-los para o culto, Patrícia resistiu ao convite e permitiu que seu filho acompanhasse o pastor. Já por volta das 21h30, ao retornarem, o pastor não viu mais ninguém na calçada e achou estranho não aparecerem para receber o garoto, e de repente a criança voltou desesperada, gritando que todos estavam mortos na cozinha da casa.
A família parecia morar a pouco tempo no local, algumas malas ainda guardavam roupas, os objetos não haviam sido remexidos, mas a bolsa de Patrícia com todos os documentos foi encontrado pelos investigadores da polícia civil, no único quarto da casa. Segundo a polícia, a jovem morta era sua filha.
Mãe e filha abraçadas. Patrícia, a esquerda da foto, segue desaparecida.

Logo ao tomar conhecimento do caso por volta das 22h, o Coronel Carvalho Moura do 3º BPM de Sobral, acompanhado de policiais civis e militares foram ate o local. Toda a casa foi periciada, e o que chamou a atenção foram as dezenas de carteiras de cigarros do Paraguay encontradas e seis aparelhos de TV, numa casa de apenas três cômodos. Os policiais tentavam entender o crime, mas ninguém queria falar algo. Para o Coronel Carvalho a execução foi um crime atípico e inesperado. A polícia agora está empenhada para localizar Patrícia e tentar descobrir o que pode ter motivado o crime que segue com várias linhas de investigação. Segundo os investigadores, ela seria ex-mulher de um traficante que está preso há dez anos.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

ÔNIBUS TOMBA NA SAÍDA DE SOBRAL PARA FORTALEZA

Um ônibus da Expresso Guanabara que saiu de São Benedito com 32 passageiros com destino a Fortaleza, tombou no km 230 da BR 222, em Sobral, por volta das 12h30 dessa segunda-feira 13.

Seis pessoas feridas foram encaminhados à Santa Casa de Sobral e Hospital Regional Norte (HRN).  Não houve vítimas fatais no acidente. Várias viaturas da polícia, do SAMU e do Corpo de Bombeiros participaram do resgate das vítimas. O motorista saiu ileso, a perícia esteve no local para investigar as causas do acidente. Mas segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista molhada pode ter contribuído para o acidente. Não houve vítima fatal. O trecho foi interditado por várias horas e o trânsito foi desviado pela Guarda Municipal de Trânsito e PRF.

Imagens de Wellington Macedo

domingo, 12 de abril de 2015

Interior do Ceará se tornou lucrativo para o tráfico

ALTA DEMANDA
Desta vez não foram "aviõezinhos", mas um monomotor carregado de cocaina.

O tráfico interestadual parece está de olho no interior do Ceará, foi o que descobriu a polícia cearense, após a queda de um monomotor, na fronteira do Ceará com o Piauí. O piloto morreu carbonizado e a polícia está fazendo uma varredura na região, na tentativa de descobrir se pacotes de cocaina não foram lançados da aeronave na mata antes de cair.
                                         Destroços do monomotor incendiado
Além das  fronteiras internacionais abertas para o tráfico de armas e drogas, o interior do Ceará parece ter se tornado a principal porta de entrada de cocaina e armas de fogo. Não é a toa que em média, 30 armas estão sendo apreendidas mensalmente pela polícia sobralense, cidade distante 230km de Fortaleza, no Norte do Ceará. Imagine se o judiciário decidisse estreitar a relação com os órgãos de segurança e agilizasse os mandados de busca e apreensão que passam semanas, meses engavetados. Segundo fontes de dentro da Polícia, a droga seria para abastecer a serra da Ibiapaba. Região que já vem sofrendo mudanças sociais gravíssimas causados pelo comercio de drogas.


                              30 kg de cocaina pura estava no monomotor
PROFISSIONAIS
Neste sábado 11, a prisão de uma quadrilha que usava até um Drone com capacidade para voar até 500m de altura, podendo atingir até mil metros de distância e com capacidade de até 18 minutos de voo, deixou a cúpula da segurança pública de "orelha em pé". Além do Drone com uma pequena câmera de monitoramento que seria usado para monitoras a movimentação policial, equipamento que também já deveria está sendo usado pela polícia cearense, duas Amarocs, sendo uma com placa de São Paulo e a outra de Fortaleza, um caminhão carregado com gasolina para aviões, que serviria para reabastecer a aeronave, muitos celulares usados para evitarem grampo, rádios de comunicação, mais 15 mil reais em cédulas paraguayas, dolar e real. Seis pessoas foram presas. As quadrilhas agora estão entrando pelo ar e pousando em pistas clandestinas, como a descoberta neste sábado, no sopé da chapada da Ibiapaba, fronteira com o Piauí.

Com a alta demanda do consumo de drogas, policiamento defasado há dez anos no interior do Ceará, a ausência da Polícia Federal no interior do estado e a falta de delegacias especializadas fora da capital cearense, o estado se tornou uma "mina de ouro" para o crime organizado.












Fotos: Polícia Militar

quarta-feira, 8 de abril de 2015

OPERAÇÃO SEMANA SANTA NA BR 222

Cai 18% o número de acidentes entre os trechos de Itapajé no km 2010 até Tianguá já no km 319, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal.


Ao todo, 392 veículos foram autuados por excesso de velocidade e nove acidentes foram registrados, com apenas uma vítima fatal. Segundo a PRF, o objetivo de minimizar a quantidade de acidentes foi alcançada. Ao todo, 1.419 veículos foram fiscalizados e 1.383 pessoas foram fiscalizadas, duas pessoas foram presas por alcoolemia.

Para a PRF, os maiores causadores de acidentes são, o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, uso de bebida alcoólica e má conservação dos veículos. Apesar de muita chuva e neblina no feriado, tudo transcorreu com tranquilidade no trecho fiscalizado na região Norte.

Fonte: PRF/BDcom

domingo, 5 de abril de 2015

OPERAÇÃO "RAVE DA MACONHA" PRENDE SEIS EM MERUOCA

Domingo 05/maio

Jovens são detidos em festa rave, com maconha e comprimidos, num sítio na serra da Meruoca, distante cerca de 20 km de Sobral, no Norte do Ceará. Seis foram autuados nos artigos 33 e 28 do Código Penal, mais vão responder em liberdade, pois foram liberados após pagamento de fiança arbitrada em um salário mínimo, pelo delegado plantonista, Dr. Miguel Sales.


Foi neste sábado de aleluia, que não teve malhação do judas por conta da chuva, mais policiais do serviço de inteligência do 3º BPM de Sobral, juntamente com a equipe do FTA, Ronda do Quarteirão e a guarnição de Meruoca, ao comando do subtenente Mesquita, deflagraram a operação que recebeu o nome de "rave da maconha". Segundo o subtenente Mesquita, uma denúncia dava conta de uma festa que havia acontecido na sexta-feira santa e teria continuidade no último sábado 4, reunindo centenas de jovens e muita droga seria consumida no local.


A rave, divulgada nos grupos fechados do WhatsApp e nas redes sociais, objetivava reunir cerca de 200 jovens, segundo o organizador, o auxiliar de enfermagem Jeisie Albuquerque. Ele também recebeu voz de prisão, pois com ele foi encontrado droga e seringas. Ao todo, seis foram presos. Maconha, comprimidos, cola fórmica, cachimbos, seringas, e um pacote com mais de cem preservativos foram apreendidos na operação. Cerca de 60 estavam no sítio no momento da chegada da polícia, dentre eles, alguns menores de 18 anos e até crianças. Jovens de Sobral, Meruoca, Ipu, Varjota, Tianguá, Forquilha e até de Fortaleza movimentam a demanda de drogas nesse tipo de rave que vem se tornando comum nesse município, segundo informou o comandante da operação. O acampamento montado no sítio com mais de cinco barracas e toda a estrutura montada teve que ser retirada e a festa que estava começando, acabou por ordem da polícia.


Paz e amor - "Na rave só rola amor, paz, união e respeito, maconha é só uma planta e se a sociedade agisse como nós agimos nas raves, muita coisa ruim ia acabar". Essa é uma mensagem espalhada nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, por um dos jovens organizadores da balada que acabou na Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, gerando muita dor de cabeça para pais e familiares decepcionados com o envolvimento dos filhos com as drogas. 
VÍDEO

Imagens cedidas pelo serviço de inteligência da Polícia Militar
Confira as fotos da operação no www.sobralinfoco.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de abril de 2015

GAROTO DESAPARECIDO PODE TER SIDO MORTO

Após ameaças de um traficante do conjunto Novo Caiçara, família resolve denunciar o desaparecimento de um adolescente de 13 anos.

"Eu não faço, mais tenho quem faça por mim". Essa foi a última palavra que a dona de casa Antônia da Silva ouviu, do homem que pode ser o responsável pelo desaparecimento do seu filho. Geovane da Silva está desaparecido desde a última sexta-feira 27, quando foi visto pela última vez, na esquina da rua Padre Palhano no bairro Sumaré, onde mora seu pai.

Dona Antônia mora no conjunto Novo Caiçara, onde seu filho passava a maior parte do tempo. Ela conta que um homem invadiu seu apartamento na quinta-feira 26, cobrando uma dívida que seu filho tinha com ele, e confiscou alguns objetos de valor, recebendo ainda a quantia de 200 reais, para quitar a dívida cobrada por ele, segundo ela conta no Boletim de Ocorrência, registrado na última quarta-feira 1.

Desesperados, familiares já estiveram em todos os hospitais de Sobral e inclusive no IML, a procura de informações sobre o paradeiro do garoto, que segundo conta sua mãe, não tinha o costume de dormir fora de casa, muito menos de ficar vários dias sem dar notícias.

DESCASO
Dona Antônia reclama do descaso da polícia civil. Ela conta que desde o dia que foi comunicar o fato na delegacia de polícia civil municipal de Sobral, nenhum policial esteve em sua residência para investigar o caso.

Se você tem alguma informação, DENUNCIE.
Seu nome será mantido em sigilo.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ARRAZANDO

Manequins e roupas roubadas à 200 metros da DRPC

Já era madrugada quando a RD 09, foi acionada para atender ao chamado de populares que denunciaram o arrombamento da loja Arrazando, localizada na praça de Cuba, a poucos metros da Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, no Norte do Ceará. Os soldados Dourado, Uchoa e Elder confirmaram o roubo e saíram em diligência, a poucos metros dali, logo se depararam com um dos acusados levando na cacunda, uma manequim despida. Um segundo acusado empreendeu fuga, mas logo foi capturado já nas proximidades da igreja da Sé.

Eduardo Silva Duarte 19, e Carlos Antônio Pereira 21, moradores do bairro Terrenos Novos, tinham acabado de sair da delegacia, ambos tinham sido detidos portando arma branca e haviam sido autuados com um TCO, por porte de arma branca e ao serem liberados, decidiram juntos, arrombar a loja.

Cagado
Durante o arrombamento da loja, por volta de 01h00 desta madrugada de quinta-feira 02, um dos indivíduos contou que subiu na laje e na tentativa de entrar na loja, escorregou no telhado e se cagou pressionado pelo medo de ir ao chão. Além do roubo, a sujeira e fedor tomou conta da viatura policial. Os proprietários da loja foram estiveram no local e confirmaram que apenas uma das portas de vidro havia sido violada pela dupla, que foi autuada em flagrante pelo delegado plantonista e devem descer para o presídio nas logo nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira.