sexta-feira, 6 de março de 2015

"Fui Roubado Aqui" - População protesta contra a violência em Sobral, no Ceará.

"Fui Roubado Aqui"
Sobral / Ceará

População de Sobral pede upgrade no Código Penal, além de mais policiais e viaturas nas ruas. A cidade, distante 230 km de Fortaleza, amanheceu a sexta-feira 06, com pontos de riscos de assaltos, demarcada por cartazes que chamaram a atenção de quem passava pelas ruas do centro e em alguns bairros.

Assustados com a onda de violência, moradores de Sobral, no Ceará, acordaram surpreendidos com dezenas de cartazes colados em vários pontos da cidade. Pelo menos 20 locais foram identificados com cartazes medindo 1 metro de comprimento com a frase "Fui Roubado Aqui". O pedido de mais viaturas, de mais policiais e um upgrade no Código Penal Brasileiro, também está explícito nos layout. Além de demarcar os pontos de risco de assaltos existentes na cidade, o protesto faz referência também ao site www.ondefuiroubado.com.br, onde o internauta pode marcar onde foi roubado em sua cidade e orienta as pessoas que registrem um B.O sempre que for roubada.

Assaltos, homicídios, tráfico de drogas e o grande número de armas que vem sendo apreendidas pela polícia sobralense, tem deixado a população assustada. Há registros de moradores vendendo suas casas nos bairros mais afastados da região central da cidade. O contingente policial defasado há 10 anos, pode está contribuindo para a sensação de insegurança que vem mudando o comportamento dos moradores que deixaram de sentar para um bate papo nas calçadas. Eles reclamam da falta de policiamento fixo nos principais pontos da cidade e se sentem longe da polícia.

Para o Coronel Carvalho Moura, comandante do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar de Sobral), o trabalho da polícia é ininterrupto e funciona 24h por dia e sete dias da semana. "Você aciona por um número não tarifado e nós atendemos a domicílio quando somos acionados pela população". Comentou Carvalho. Desde a última segunda-feira, o centro da cidade recebeu duas policiais femininas, que estão patrulhando a pé, a área comercial da cidade. O Coronel manifestou preocupação com os distritos e prometeu implantar equipes de policiais permanentes brevemente, onde não tem. "Tão logo a gente receba reforço no efetivo, o nosso desejo é implantar uma equipe permanente de policiais nos distritos de Jordão, Bonfim e Patriarca" O Governo do Estado vai distribuir nos próximos mês de abril, mil e duzentos novos policiais, que serão distribuídos para 184 municípios. O Governador Camilo Santana (PT), também  já anunciou a implantação de uma equipe permanente do Raio em Sobral até o meio do ano.


Fotos: Wellington Macedo​

Nenhum comentário:

Postar um comentário